“A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor.”

Sigmund Freud

Sobre 

Psic. Fatima Soares  

Com formação em Psicanálise pelo Instituto Brasileiro de Ciências e Psicanálise (IBCP), em Psicanálise Integrativa pelo Instituto D'alma e ainda em Psicanálise infantil pelo Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP), realiza tratamentos psicanalíticos a crianças, adolescentes e adultos. Os tratamentos são voltados aos mais diversos tipos de distúrbios, como neuroses obsessivas, fobias, transtornos de ansiedade, paranoias, neurose da angústia, neurastenia, entre outras patologias.

A psicanálise tem como objetivo ajudar os pacientes a produzir uma mudança importante em toda a sua perspectiva de vida.

Isso se baseia na suposição de que a atual perspectiva desadaptativa está ligada a fatores de personalidade profundamente arraigados. As terapias globais contrastam com abordagens que se concentram principalmente na redução de sintomas, como abordagens cognitivas e comportamentais, as chamadas terapias baseadas em problemas.

Transtornos de ansiedade, como fobias, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático, são áreas óbvias em que a psicanálise pode ser considerada como trabalho. O objetivo é ajudar o paciente a chegar a um acordo com seus próprios impulsos id ou reconhecer a origem de sua ansiedade atual nas relações da infância que estão sendo revividas na idade adulta.

Os psicanalistas relacionam a depressão à perda que toda criança experimenta ao perceber nossa separação de nossos pais no início da infância. A incapacidade de chegar a um acordo com isso pode deixar a pessoa propensa a depressão ou episódios depressivos mais tarde na vida.

O tratamento envolve, então, em encorajar o cliente a lembrar-se dessa experiência inicial e a desvendar as fixações que surgiram em torno dela. Um cuidado especial é tomado com a transferência quando se trabalha com pacientes deprimidos, devido à sua grande necessidade de depender dos outros. O objetivo é que os pacientes se tornem menos dependentes e desenvolvam uma maneira mais funcional de compreender e aceitar a perda, rejeição ou mudança em suas vidas.

 
01.

Depressão

02.

Síndrome do pânico

03.

Transtorno Bipolar

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Google+ Icon

Tel: (11) 3205-1397

(11) 94837-0761

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now